sexta-feira, 18 de Março de 2011

FOLARES DA PÁSCOA

FOLAR TRANSMONTANO

Esta receita é do livro "A Bimby na Cozinha Regiomal Portuguesa". É uma óptima opção para um piquenique ou até para quando saímos de casa ao fim de semana.
Deliciem-se, pois o sabor deste folar ou "bôla de carne", consegue mesmo transportar-vos até Trás-os-Montes.

Ingredientes:
100 g de água
50 g de azeite
120 g de banha
1 c. chá de sal
30 g de fermento de padeiro fresco
4 ovos
550 g de farinha
200 g de bacon
100 g de presunto
170 g de chouriço de carne 
100 g de salpicão

Preparação:
Coloque no copo a água, o azeite, a banha, o sal e o fermento e programe 1,30 Min/37º/Vel.2Junte os ovos, a farinha e programe 1 Min./Vel. Espig.
De seguida, forme uma bola, polvilhe com farinha, tape com um pano e deixe levedar, num local quente, durante cerca de 1 a 2 horas. A massa deve triplicar de volume.


Findo este tempo, divida a massa em 3 partes. Estenda a massa, coloque num tabuleiro (eu uso um pirex) previamente untado com banha, alternando por camadas de carne cortadas em pedaços e massa, acabando com massa. 
Deixe levedar mais uma hora, e depois pincele com uma gema de ovo e coloque no forno moderado a 180º, durante 30 a 40 minutos.


Bem, esta é a receita tal qual está no livro que referi, mas eu aldrabo-a um pouco. Antes de mais, uso Fermipan. Já fiz com uma saqueta (11 g) e com duas (22 g), mas confesso que gostei mais da primeira vez. Contudo, com 2 saquetas, a massa cresce mais e dá para fazer duas camadas com as carnes (fotografias).


Agora vou contar-vos o meu truque para não ter de esperar as 3 horas de levedura: 
Antes de começar a preparar a massa, vou à minha lavandaria ligar a máquina de secar na temperatura "quente". 
Quando termino a preparação da massa e faço a bola, coloco-a numa taça de vidro e tapo-a muito bem com um pano de cozinha. Vou novamente à lavandaria, desligo a máquina de secar, e coloco lá dentro a taça a levedar durante 1 hora
Findo este tempo, monto o folar num pirex e levo imediatamente ao forno.

Espero que gostem!



FOLAR DE VALPAÇOS
Folar_de_Chaves
Ingredientes:
* 1 kg de farinha ;
* 12 ovos mais uma gema ;
* 350 g de gordura (150 g de manteiga, 150 g de banha, 50 g de azeite) ;
* 30 g de fermento de padeiro ;
* 1 frango pequeno corado ;
* 1 salpicão pequeno ;
* 200 g de presunto ;
* 1 chouriço de carne (linguiça) ;
* salsa
Confecção:
  • Peneira-se a farinha com um pouco de sal fino para um alguidar e faz-se uma cova no meio. Desfaz-se o fermento de padeiro em 0,5 dl de água tépida, deita-se na cova da farinha e vai-se envolvendo nela.
  • Colocam-se os ovos inteiros com a casca numa tigela e cobrem-se com água morna (não quente). Alguns minutos depois, abrem-se para dentro da farinha (sempre ao centro) e vai-se fazendo absorver a farinha trabalhando-a a partir do centro.
  • Juntam-se as gorduras e põem-se a derreter sobre lume brando. Juntam-se à massa e trabalha-se tudo adicionando a quantidade de água necessária para se obter uma massa fina. Em seguida, bate-se a massa com as duas mãos até esta se desprender completamente do alguidar. A massa considera-se bem batida quando à superfície aparecerem umas bolhas. Nesta altura polvilha-se a massa com um pouco de farinha, cobre-se com um pano e envolve-se o alguidar com um cobertor. Coloca-se num local tépido e onde possa receber mesmo uma certa quantidade de calor, mas indirectamente. Nestas circunstâncias, a massa leva mais ou menos 2 horas a levedar. A massa está levedada quando atingir o dobro do volume e quando ao abrir apresentar um aspecto rendado.
  • Tem-se um tabuleiro rectangular, cujos bordos não devem exceder 8 cm de altura, muito bem untado com banha. Cortam-se o chouriço e o salpicão ás rodelas, o presunto ás tiras e desossa-se o frango limpando-o de peles e ossos e desfazendo-o em febras.
  • Divide-se a massa em três partes, devendo uma delas ser um pouco maior. Estende-se esta parte maior e forram-se com ela o fundo e os lados do tabuleiro. Espalha-se por cima metade da porção das carnes e salsa e cobre-se com a segunda parte da massa, sobre a qual se dispõem as restantes carnes. Finalmente, tapa-se o folar com a terceira parte da massa e unem-se os bordos a esta camada final.
  • Deixa-se o folar levedar novamente até aparecerem à superfície umas bolhinhas. Nesta altura, pincela-se com gema de ovo e leva-se a cozer em forno bem quente durante cerca de 45 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário